Zumbidos e problemas de ouvido tampado, tonturas ou vertigens (labirintites); problemas da garganta e/ou disfunção?
Há muita evidência estatística em uma conexão entre estes três problemas, a maioria dele que vem dos estudos na Suíça e nos EUA. Se você fizer exame dos grupos das pessoas, combinados com cuidado para a idade e o sexo, você encontra lá é uma proporção muito mais elevada dos povos com zumbidos naqueles que têm problemas da garganta (como gripes e resfriados, entre outros problemas na garganta) ou problemas da articulação temporomandibular, em comparação à aqueles que não a possuem.
Certamente o otorrino alemão, Costen em 1930 descreveu uma conexão entre problemas dos maxilares e uma combinação do desequilíbrio, as tonturas (chamadas de labirintites), sensações de o ouvido tampado e o zumbido. Pelas pesquisas de hoje em dia parece definitivamente haver alguma conexão direta entre estes problemas.
Uma ligação, entre problemas articulares e do labirinto e o ouvido médio é difícil de compreender, mas aquela entre problemas da garganta e o labirinto é fácil, desde que há completamente um número de reflexos que ligam o órgão do labirinto com a garganta e vice-versa. Os problemas de um podem criar problemas do outro. Assim, como os problemas nas ATMs, podem causar dores nos músculos, que comandam as movimentações dos olhos, e em outros músculos, alguns distantes da cabeça, como os músculos peitorais, entre outros.
Alguns casos, ilustram bem essa relação entre os zumbidos, sensações de ouvido tampado, tonturas e ATM ou DTM:
1- Uma paciente jovem ao levantar a língua em direção ao palato, com a boca aberta, aparecia sintomas de tonturas e ao abaixar a língua, esses sintomas de tonturas desapareciam.
2- Um paciente ao colocar um elástico para promover o afastamento dos dentes para colocação de banda ortodôntica (banda ortodôntica – anel metálico, que é colocado em volta dos dentes para ancoragem e movimentação dos dentes), sentia sintomas de tontura (chamada de labirintite) e, ao retirar esses elásticos dos dentes, esses sintomas melhoravam. Houve duas tentativas, de se fazer movimentação dentária, mas toda vez que colocava os elásticos, aparecia sintomas de tonturas. O paciente, acabou desistindo de fazer, essa correção dentária.
3- Paciente homem, adulto, sofria de sintomas de tonturas e vertigens (chamada de labirintites), a muitos anos e, devido à intensidade de seus sintomas, teve de contratar um motorista particular, pois os seus sintomas o impediam de dirigir.
Hoje ele dirige normalmente, sem esses sintomas, que tanto atrapalhavam os seus afazeres. Ele apresenta-se assintomático, a mais de 25 anos.
Perguntas frequentemente efetuadas, pelos nossos pacientes:
1- Tenho sintomas de labirintite (tontura e vertigem) intensas, a muitos anos e não tenho encontrado tratamento, para os meus sintomas. Os remédios que eu tomo para labirintite, me fazem mal.
R: É possível que os seus problemas de tonturas e vertigens (chamada de labirintite), possa ter tratamento e, sem o uso de medicamentos.
Diversos pacientes atendidos por nós, sofriam desses problemas. Alguns deles, apresentavam pouca intensidade, em seus sintomas. Outros, apresentavam sintomas, bastante intensos, a ponto de procurar ajuda em hospitais (em alguns casos, em várias ocasiões), afim de conseguir algum alívio, em seus problemas de tontura, tonteira ou vertigem.
Hoje, eles não sofrem mais com esses sintomas e, pararam de tomar remédios, livrando-os dos sintomas colaterais, que muitos desses remédios apresentam, como sonolência, cansaço, distúrbios gástricos, aumento de peso, entre outros problemas.
2- Tenho sintomas de labirintite (tontura, zumbidos e ouvido tampado), já diagnosticada nos exames que eu já fiz. Também, tenho problemas de dores de cabeça, torcicolo, dores no ombro e no peito. Pode ter tratamento ou cura, para os meus sintomas e, sem remédio?
R: Através de um exame (que normalmente, não traz nenhum incômodo ao paciente) e avaliação clínica do paciente, procuramos determinar, qual a origem de cada um desses sintomas, se é possível tratar deles e, sem o uso de medicamento.
3- Pode ocorrer sintomas de labirintites (tontura, vertigem ou zumbido), em criança ou adolescente?
R: Temos crianças e adolescentes com 8, 9, 13 anos ou mais e até idosos, com 85 anos, que já foram tratados (muitos casos, a diversos anos) e hoje, já não sofrem mais, com esses sintomas.
4- Tenho sintomas de labirintite (tontura e vertigem), há muito tempo. Já tomei tudo o que é remédio para esse meu problema de labirintite e, esses remédios, não surtem efeito ou melhoram pouco, retornando assim que paro de tomar. Já fiz todo tipo de exame e nada foi encontrado. Será que um dia, vou ficar livre desses meus sintomas de labirintite?
R: Pode ser que seus sintomas, possam ser tratados e sem medicamento mas, para isso teria de examinar pessoalmente, o seu caso.
5- Acho que os meus sintomas de labirintite (tontura) e dores de cabeça, são emocionais, pois não descobriram até agora, a causa para esses meus sintomas.
R: Talvez os seus sintomas, não sejam de origem emocional. Pode ter uma causa física, para esses seus sintomas de labirintite e dores de cabeça.
Obs: Esses sintomas, são conhecidos como labirintite emocional e dor de cabeça (enxaqueca ou cefaleia) tensional ou emocional.
6- Na labirintite (tonturas, vertigem e zumbido no ouvido) ou nas dores de cabeça (enxaqueca, cefaleia ou migrânea), o tipo de alimentação, que eu como, pode fazer aparecer ou piorar, os meus sintomas?
R: Depende da origem, de seus sintomas:
Nos sintomas de origem muscular, o tipo de alimentação (sua composição quimica), que o paciente ingere, normalmente não acarreta o aparecimento ou piora dos sintomas (como nos casos de labirintite e dores de cabeça, por exemplo) mas, pode ocorrer, na mastigação dos alimentos, o paciente ter sintomas, de dores de cabeça ou de labirintite, devido a musculatura da face, estarem sobre tensão (esses músculos - não equilibrados, podem estar sendo usados, 24 horas por dia, mesmo que o paciente, não estiver mastigando, os alimentos).
Esses problemas de origem muscular, normalmente podem ser diagnosticados, já na consulta inicial, do paciente.
Em outras origens, desses sintomas, o tipo de alimentação (comer chocolate, tomar café, por exemplo), podem influenciar, no aparecimento ou piora, desses sintomas.
Comentário, de alguns de nossos pacientes, que foram atendidos por nós e, que hoje encontram-se livres, desses problemas:
1- Paciente que sofria de sintomas de labirintite (tonturas), durante anos:
Estou escrevendo esse comentário, para quem sabe seja uma informação útil, para o senhor e para muitas outras pessoas que sofrem, como eu sofri. Muito obrigado, seu trabalho é muito importante, parabéns. Obrigado, Renato Aguiar.
2- Paciente adolescente do sexo feminino, 15 anos. Desde os 12 anos, sofria de sintomas de labirintite (tonturas) e dores de cabeça:
Meu nome é Mariana. Queria agradecer ao senhor, por ter melhorados os meus sintomas. Antes, por várias vezes, tive de pedir para minha mãe, me buscar na escola, mais cedo, pois não aquentava de tanta dor e tontura. Hoje, já assisto as aulas normalmente, sem problemas. Muito obrigada.
“É preciso, que o profissional tenha muita experiência, para diferenciar os sintomas com essa origem, de outras possíveis causas, afim que possamos ter resultados, no tratamento dessas sintomatologias”.
Nos estamos localizados em São Paulo, capital. Mais de cinquenta anos, no diagnóstico, tratamento e estudos desses problemas, com centenas de pacientes atendidos, proporcionando, devido a isso, o alívio rápido dos sintomas, com essa origem, na maioria dos casos.
Fale conosco, pelos telefones: (11) 2296-4943 ou (11) 2092-6159, para esclarecer suas dúvidas, orientações ou caso deseje agendar um horário, para melhor podermos avaliar os seus sintomas. Teremos prazer de ajudá-lo.
Para envio de E-mail, coloque também, o nome de sua cidade.
Nosso E-mail: cjjbres@uol.com.br
Consultório Dr. Luiz Barros.
Prof. Dr. JJ Barros
(50 anos)
Rua Miguel Venditi 56 - São Paulo, São Paulo.
Pioneira no tratamento da ATM ou DTM e seus sintomas.
Cirurgia e implante oral, ortodontia, odontólogos.
Site: http://www.atm.hostmidia.com.br
15/02/2012.(Quarta-feira)